sexta-feira, 19 de junho de 2009

A meditação pagã


Quer como objecto de desenvolvimento pessoal , quer como simples procura da paz de espírito a meditação é um instrumento indispensavel na vida e no quotidiano de todas as pessoas.

A meditação é a practica pela qual se consegue o equilibrio e controlo mental . Ao focar a mente num objecto e impedir as ondas de pensamentos desordenadas, começamos a descobrir a nossa verdadeira natureza , a ganhar sabedoria , tranquilidade e a tão desejada paz de espírito.

Muito se poderia dizer sobre a meditação , mas para que se fique com uma ideia muito geral de como practicar , passo a descrever onze princípios básicos para a practica da meditação:

1º Arranje um local calmo e agradável para practicar a meditação .Coloque uma luz suave e tente criar um ambiente onde se sinta bem e possa descontrair .Com o tempo a energia que irá criar nesse ambiente ajudará a acalmar a mente , por isso é importante que o local onde se practica seja sempre o mesmo.

2º Escolha uma hora do dia em que possa dispor de uns minutos só para si , livre de todos os problemas e preocupações . Eu pessoalmente acho que a melhor hora do dia é de manhã quando a familia ainda está a dormir ou no fim do dia .Tente practicar todos os dias à mesma hora , fazer isso e utilizando sempre o mesmo local condiciona a mente a acalmar.

3º Sente-se com as costas direitas e a cabeça no prolongamento da coluna , deste modo a energia flui livremente entre os chackras ( centros energéticos , VER FIGURA NO FIM DE PÁGINA)

4º Comece por relaxar , vá sentindo os pés a ficarem moles e pesados , os tornozelos , a barriga das pernas , os joelhos , as coxas , o abdomen , as costas , o peito , a caixa toraxica , os ombros , o pescoço , os braços , as mãos , os dedos , o craneo , a face , a boca e as sobrancelhas .... faça-o com calma , dando instruções aos diversos membros , ( meu pescoço está mole ...pesado ....descontrído ..). De ínicio pode sentir alguma dificuldade , mas com o tempo o relaxamento vai-se tornando mais facil e mais rapido até quase se tornar instantaneo .

5º Dê instruções à mente para se acalmar , por exemplo : vou ficar calmo durante toda a sessão ...vou ficar calmo durante toda a sessão ...

6º Regule a respiração . A mente e a respiração trabalham em conjunto .Respire fundo e expire bem , aos poucos vã abrandando o ritmo respiratório , a mente acalma-se por consequência.

7º Estabeleça um ritmo respiratório , por exemplo , inspirar em três tempos e expirar em três tempos. Mais tarde esta practica pode ser alterada por outra.

8º De ínicio deixe a mente divagar, se forçar a concentração ou tentar para os pensamentos, apenas estará a atrasar todo o processo. DEIXE A MENTE ESVAZIAR.

9º Escolha um ponto, de preferência um dos chackras, e descanse a mente nesse ponto .Se for uma pessoa mais emotiva pode escolher o chackra do plexo solar , situado logo abaixo da linha do peito . Se for mais intelectual pode escolher o chackra do terceiro olho , entre as sobrancelhas.

10º Escolha um objecto de meditação , seja o que for , uma flor , uma imagem , qualquer coisa .... tente manter a imagem desse objecto durante a sessão .

11º Não desista . A persistência é imprescindível , ninguem aprende a meditar num mês , por muito que alguns livros digam que sim .

A mente pode ser o nosso maior amigo ou o nosso maior inimigo , cabe a cada um de nós escolher se a queremos como aliada ou rival .

Por ultimo é preciso lembrar que a meditação não se ensina , tal como não se pode ensinar a dormir , mas com a practica pode ser conquistada e pode ser uma experiência muito gratificante , aumentando em muito o potencial mental e ético de cada um .Vai ter oportunidade de verificar !!!!!

Com votos de boas práticas



Brigit

Fonte: http://www.mortesubita.org/jack/paganismo/Rituais/meditacao-paga/view

Nenhum comentário:

Postar um comentário